terça-feira, novembro 23, 2010

"VOCÊ NÃO PODE MULTIPLICAR A RIQUEZA, DIVIDINDO-A".

"VOCÊ NÃO PODE MULTIPLICAR A RIQUEZA, DIVIDINDO-A".

Esta citação aparece com freqüência na Internet e é muitas vezes atribuída ao Dr. Adrian Rogers, com uma data incorreta de 1931. De fato, a citação é parte de um longo sermão do Dr. Rogers, de 1984 e faz parte de um texto nominado: Caminho de Deus para a Saúde, Riqueza e Sabedoria. Mas também aparece em 1996 no texto: Dez segredos para uma família bem sucedida, onde ele se queixa de que "em geral muitos jovens não sabem a importância ou o valor do trabalho honesto".


"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a  outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende  que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.”

Adrian Rogers, 1984.


2 comentários:

  1. Ruy Câmara, que maravilha os pensamentos de Adrian Rogers (1984), traduz bem tudo o que se passa em nossos dias no Brasil.
    valeu a pena! Obrigada!
    Edna Mattos

    ResponderExcluir
  2. Sr. Ruy,

    O contexto do Pastor Adrian Rogers era completamente distinto da realidade brasileira de ontem e de hoje, além do mais a ética protestante do americano impele ao trabalho como um louvor a Deus, bem diferente da nossa ética católica cristã.

    Dito isto, concordo que o assistencialismo puro e simples gera mais vícios que virtudes, apesar de ser obrigação do estado alimentar a quem tem fome. Mas só por um tempo. Penso. Veja que na Inglaterra, berço do liberalismo, por conta da crise atual, fala-se agora da supressão do auxílio desemprego que lá é vitalício.

    Há que se fazer ajustes na política de assistência do governo. Sem prejuízo disto, eu prefiro pensar que temos tanto a construir, tanto a desenvolver que deveríamos usar nosso melhor esforço no sentido de promover um grande levante a favor da educação e da construção da infra estrutura do país.

    abs,

    Claudio.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação do Moderador.