quinta-feira, julho 22, 2010

ELEGIA PARA ALEXANDRE RODRIGUES, UM AMIGO QUE SE FOI

Elegiar um amigo que se foi é um ato contristador. É como ler uma endecha pelo fim, um fim não menos triste do que a compreensão falibilista que nos fere e evola-se para além do que inexiste aos olhos das ciências e da moral. 


Hoje é um dia muito triste, sem perguntas nem respostas que justifiquem o ocorrido com o nosso querido Alexandre Rodrigues, que vinha penando e lutando bravamente contra esse estranho mistério da finitude que vive a nos contrariar. 


Alexandre foi e será sempre lembrado como um amigo muito querido, um advogado dos mais responsáveis, éticos e decentes que conheci, e também um leitor voraz e privilegiado, com quem compartilhei idéias e saberes que me servem até hoje. 


Tive a honra de tê-lo na lista dos primeiros homens cultos que leram e comentaram o meu romance de estréia na literatura. Hoje ele nos deixa e o que posso dizer-lhe diante do silêncio hostil imposto pelos desígnios: "Quanta vez, junto a um jazigo, alguém murmura de leve: Adeus, para sempre, amigo. E o morto diz: até breve!" 


Pois bem: vai meu amigo, com os sentidos fixados nesse panorama real que a nossa imaginação não consegue alcançar, e até a hora mística do nosso reencontro que, se houver, será um momento singular e fraterno,  longe das impurezas e das dores deste mundo conturbado onde a vida é tão fugaz quanto as nossas mundanas e passageiras conquistas. Adeu!"!"!

2 comentários:

  1. Muito tocante Rui, certamente que ele ficaria feliz com o que você escreveu...

    ResponderExcluir
  2. Ruy, como você colocou sentimento, como colocou saudade, nesta ausência prematura de nosso amigo Alexandre. Sua forma de expressar o seu adeus, mostra o quanto você é fiel as suas amizades. Como é difícil encontrarmos gente, como você, que é grato ate na partida de um grande amigo. Normalmente nos esquecemos de deixar registrado no jazigo e no coração, palavras tão bonitas.
    Grande abraço para você e ate breve.
    Beto Studart

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação do Moderador.