Precisarão de pessoas treinadas em habilidades específicas para preencher essas novas vagas de trabalho. Aí entra a função da educação tecnicista atual, na formatação de comportamentos e habilidades para as empresas.

Computadores são mais eficientes para processar dados. “Está provado que computadores são mais eficientes e velozes no processamento de dados que embasam a tomada de decisão”. Exemplo são os sistemas de Business Inteligence que processam dados dos sistemas financeiro, contábil, gestão, marketing… de uma corporação, com capacidade de cruzar estes, com dados demográficos de determinadas regiões possibilitando projeções ( probabilísticas ) de determinada acurácia para embasar a tomada de decisão de novos investimentos.
.
O grande problema dos CEOs das MEGA CORPORAÇÕES é a entrada desses dados que é ainda feita por humanos e os humanos falham e suas projeções acabam por ser comprometidas. Essa também é uma boa justificativa para automatização de todos os sistemas de comercialização mundial e transformação de dados subjetivos e pessoais em dados quantificáveis = números.
As decisões de gestão política muitas vezes falham porque o sistema decisório passa pelo filtro subjetivo de interesses pessoais. Portanto, criando um sistema “cybercivilizado” onde as pessoas tenham suas necessidades básicas atendidas e suas necessidades pessoais interligadas aos sistemas industriais de produção desses bens, qual seria a função do governo? Entendendo-se que essas empresas já houvessem incorporado formas de produção limpa, que levassem em consideração o bem social.
Qual a dificuladade de implantação dessa ideia? Não ter a informação organizada para que os computadores possam processar. Eis aqui os incentivos massivos em inclusão social, alfabetização digital e etc. “…Quando todas AS COISAS ( informação) houverem sido classificadas e etiquetadas ( Categorys and TAGs ), os computadores conseguirão oferecer dados fidedignos para tomada de decisão. Também precisarão de sistemas de feedback dos recursos do planeta em real-time. Um sistema “sensorial” para monitorar áreas de interesse do planeta. Para informar sobre possível escassez e alimentar a base de dados industrial. “Uma forma de monitoramento do equilíbrio dinâmico do planeta com tecnologia MELHORADA”.
Usam o seguinte exemplo para justificar a maravilha desse sistema:
.
“Imagine que você é um mecânico trabalhando em determinado projeto e precisa resolver um problema. Ao consultar o ONE ( Nome dado a esse sistema uno de informações ) obterá a melhor resposta relacionada ao estado de conhecimento, nesse período de tempo, sobre o assunto.”
.“No design de sistema otimizado, não mais do que 5% da população mundial seriam necessária para manter tecnicamente o sistema funcionando. E no sistema baseado em recursos, o conceito tradicional de política, eleições e etc… se tornam irrelevantes, porque nossos problemas são de ordem TÉCNICA e a democracia é uma ilusão. Portanto a forma de participação nessa nova sociedade é através da proposição de ideias, soluções e inovações a serem implementadas.
.
Ex.: Você acessaria ao site, daria sua ideia e o banco de dados analisaria aplicabilidade dessa ideia automaticamente implementando-a ou propondo à equipe técnica para análise e criação. Então, você faria parte da equipe. “Essa é uma eleição verdadeira, baseada no que a pessoa faz, não no que fala. Você não será pago, porque será uma honra servir a humanidade. A recompensa é o contínuo melhoramento da sociedade para todos.”
Sobre comportamento Humano, o projeto prevê: ” A noção de natureza humana é mitológica e não genética. Proveniente das dualidades primitiva e religiosa. É o ambiente que cria nossos valores e comportamentos. Nossos valores, métodos e ações, são desenvolvidos e derivados de experiências. Os comportamentos sócio-ofensivos estão diretamente relacionados as más condições socioeconômicas.”
O ponto principal é: “A ciência e tecnologia são a divindade em ação. Só dependemos de nós mesmos para mudar a realidade atual para o bem.” 


A grande falácia deste projeto é a palavra DECISÃO. Em nenhum momento fica claro quem toma as decisões e qual a ideia de organização social. Todos os grupamentos sociais primitivos, onde as decisões não eram complexas, passavam por processos decisórios. A inteligência artificial definirá o que é melhor para vida do planeta?Penso ser pouco provável. Sempre haverá uma pessoa, ou um grupo de pessoas que darão a palavra final. Outra questão não clara é qual a origem dos RECURSOS que financiarão esse projeto?

Caminhamos para o AUTORITARISMO CIBERNÉTICO? Já pensou que sempre há alguém definindo o que é melhor prá você, para a sociedade?

Veja a cidade de Jacques Fresco: